segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O PRIMEIRO FEIJÃO TRANSGÊNICO DO MUNDO É DO BRASIL


A Embrapa desenvolveu o primeiro feijão transgênico do mundo. A variedade, resultado de 20 anos de pesquisa, é resistente ao vírus do Mosaico Dourado, que destrói plantações em todo o país.


A doença é transmitida pela mosca branca, que ao sugar os nutrientes da planta pode injetar o vírus. A planta com a doença fica com as folhas amareladas, as vagens deformadas, impedindo o crescimento da planta. A doença é preocupante, pois as perdas podem chegar a 100% da lavoura.


Conhecedores da gravidade do problema enfrentado pelos produtores de feijão, pesquisadores da Embrapa desenvolveram um feijão resistente ao vírus do Mosaico Dourado. A cultivar já foi testada em campo e agora só falta a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança autorizar a comercialização.


Os pesquisadores pretendem entregar o pedido à CTNBio até novembro e esperam que em 2012 as novas sementes já estejam disponíveis no mercado. Segundo os pesquisadores o feijão transgênico vem sendo testado, nos últimos cinco anos, em três regiões: nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Paraná.


Dentre as as avaliações agronômicas, a campo feitas por eles, ficou comprovado que essas plantas têm sido imunes a doenças e programa de melhoramento de biossegurança, teve avanços significativo. É o que informa o pesquisador Josias Farias.

Nenhum comentário: