sexta-feira, 21 de maio de 2010

DEU NO O OBSERVADOR

'Pacientes de Ariquemes sofrem com falta de aparelhos para exames', denuncia vereador
Outro equipamento que está parado, segundo o vereador, é colposcópio, que detecta problemas ginecológicos a partir da coleta.


Os pacientes de Ariquemes estão sofrendo com a falta de alguns equipamentos para a realização de exames. A denúncia foi feita esta semana pelo vereador João Leite (PP), em sessão realizada esta semana na Câmara Municipal. De acordo com o vereador, um dos exemplos é o aparelho de endoscopia que, conforme apuração feita por ele, está sem funcionamento há mais de 60 dias. O aparelho é utilizado para investigação de doenças do esôfago, estômago e intestino.

Outro equipamento que está parado, segundo o vereador, é colposcópio, que detecta problemas ginecológicos a partir da coleta.

Em seu pronunciamento na Câmara, João Leite ressaltou que o descaso da Secretaria Municipal de Saúde para resolver os problemas vem obrigando os pacientes de Ariquemes a se deslocarem para a Capital do Estado. “As pessoas precisam ir até Porto Velho para resolverem um problema simples como são estes do caso dos exames de colposcopia, mas vão porque, se não forem atendidas, o que era simples pode se tornar grave. Essas coisas pequenas não podem deixar de serem atendidas pelo município”, cobrou.

Compressor

Ainda em seu discurso na sessão, o vereador lembrou ainda do compressor do Centro Odontológico do município que, conforme ele, estava parado por causa de um conserto que custa R$ 1.200. “Cerca de 180 pessoas deixaram de ser atendidas por causa deste valor nestes dias que o aparelho esteve parado. Leve esse desconforto ao prefeito junto com os outros que tratamos aqui”, disse a chefe de gabinete, Débora Raposo, presente na sessão.

Após o pronunciamento de João Leite, o vereador Clovis José (PMDB), líder do Governo na Câmara, pediu que ao presidente da Casa, vereador Saulo Moreira (PDT), que ceda 30 minutos da sessão da próxima segunda-feira (24) para que secretário de Saúde do município, coronel Carlos Alberto Caieiros preste esclarecimentos em relação aos problemas.

O espaço foi concedido, e segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ariquemes, o secretário confirmou a presença dele na próxima sessão.

Nenhum comentário: