Ontem, 31/05, foi comemorado o dia internacional de combate ao fumo (tabagismo) e os pneumologistas de todo mundo afirmam que os males do fumo passivo causam severos prejuízos à saúde. A fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios causadores do estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro.
Então não estou sendo chato e nem tão pouco metido quando procuro rvitar locais onde tem gente fumando, até porque estou fazendo pouco ainda.
Evitar bares, restaurantes ou locais fechados, freqüentados por fumantes, não é suficiente. O importante é procurar mostrar para os fumantes, os males que estes causam a sua saúde e a das pessoas ao seu redor. Isso em qualquer lugar onde ele esteja fumando.
As substâncias tóxicas de apenas um cigarro aceso já poluem ambientes fechados. No final de um dia, aqueles que convivem 80% do tempo com fumantes podem ter respirado o equivalente a dez cigarros. Depois de passar pelo filtro do cigarro, a fumaça, pode poluir o ar, em média, com três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo próprio fumante.
É o que afirmam todos os especialistas no assunto e os chamados fumantes passivos são os que mais sofrem, podendo adquirir asma, otite, alergias, sinusite, faringite, bronquite e dor de cabeça, entre outras doenças como as arteriais, as cardíacas, o câncer de pulmão e de garganta. Se você quer morrer de forma sofrível é um direito seu desde que não prejudique outras pessoa. Mesmo o problema sendo seu, pare de fumar, seja racional, pare de prejudicar os outros ou então fume bem longe das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário