domingo, 12 de junho de 2011

POR - BENÊ BARBOSA


Paraibinha vai para a LISTA



Paraibinha deixa os bastidores e pretende entrar na arena

Nos últimos 20 anos não aconteceu nenhuma campanha eleitoral sem a participação do advogado Airton Araújo, o Paraibinha, atual presidente da Executiva Municipal do PTB em Rolim de Moura. Araújo está em constante atividade política e não raro provoca o debate desde as sondagens das prováveis candidaturas.
Paraibinha fez comícios, pediu votos, embrenhou-se nas estradas vicinais visitando eleitores, conformou-se nas derrotas e festejou vitórias. Sempre foi peça importante na formação do grupo político que integra, mas nunca entrou em campo, nunca disputou votos.
A rotina politica de Airton Paraibinha poderá ser alterada no pleito do ano que vem porque as chances de ser convocado para entrar em campo estão cada vez maiores.
O presidente do PTB sabe que os que estão nos bastidores do jogo político podem analisar com alguma folga os lances seguintes. Já na arena, no campo de batalha dos candidatos o jogo é bruto, o maxilar do concorrente passa a ser tornozelo.
O advogado não é debutante em confrontos eleitorais. Em meados de março anunciou que está preparado para representar o PTB na eleição majoritária do ano que vem. A direção regional do partido garante que a intenção é apresentar candidatura própria e, evidentemente, considera Paraibinha um representante capaz de disputar a eleição com força equivalente a dos grupos que se revezam no poder municipal.
Mas é das ruas que vem o maior estímulo para que Paraíba dispute a sucessão de Tião Serraia. Não são os chamados “líderes classistas e comunitários” que estão repercutindo a pré-candidatura. O advogado é citado com crescente interesse e simpatia notadamente por eleitores que, na escala social, não se enquadram na linha dos que o Governo chama de “baixa renda” e muito menos na dita “classe média”.
Depois dos profissionais liberais, são os cidadãos que trabalham, pagam impostos, não dependem dos favores públicos e não são vistos em reuniões políticas. Pode até parecer, mas é esse o perfil do cidadão bem informado e formador de opinião porque costuma debater assuntos de interesse público no ambiente familiar e de convívio social.
Enquanto a postulação de Paraibinha vai sendo pavimentada, alguns dos “pré-concorrentes” que vão largar na primeira fila fazem referência zombeteira em relação à intenção do Presidente do PTB e cometem erro enorme um ano antes da campanha começar. Menosprezar o adversário alimenta sua disposição para o combate e irrita o eleitor, que absorve a ofensa como se fosse pessoalmente provocado.
Além de não votar vira cabo eleitoral voluntário adversário. É de causar espanto a minúscula capacidade dos agentes políticos para enxergar exemplos. No ano passado o festivo comportamento dos aliados de Expedito Júnior acabou ficando ofensivo. Até aliados antigos mudaram de lado e só não é possível dimensionar o tamanho do estrago porque erros bem maiores afundaram a candidatura antes da votação.
A tal elite politica rolimourense não é humilde e nem se preocupa em fingir que é. Assim fica cada vez melhor tanto para Airton Paraibinha quanto para Jaime Kalb, Júlio Gazele, Adilson Júlio, Maurilio do Posto de Molas, vereador Messias e qualquer outro que o trio da primeira fila inclua na que chamam de “turma dos sem noção...”

Nenhum comentário: