quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TA LONGE, MAS TA PERTO


Eu costumo comparar a eleições política com a Astronomia, isso quanto ao quesito distância. Pois vira e mexe, a mídia mostra notícias sobre asteroides que passam “próximo” a Terra.   

Um fato que pode dar uma ideia disso, foi à passagem no dia 29 de setembro do asteroide Tutatis, uma rocha de quase cinco quilômetros de comprimento, que os astrônomos disseram que passou bem  perto da Terra.

Vale lembrar que esse “perto” equivale a uma distância de 1,55 milhão de quilômetros, ou seja, quatro vezes a distância da Terra à Lua. Mas para os estudiosos do assunto, mesmo que essa distância pareça imensa, em termos de espaço não é.  

A mesma coisa ocorre com as eleições, pois mal terminou as eleições municipais, outubro de 2012 e, já tem gente se dizendo candidato em 2014 e por conta disso os colunistas sociais e os “cabos” eleitorais ficam mais agitados que lobos em noite de Lua cheia.

Para disputar o governo de Rondônia a mídia da capital está divulgando os seguintes nomes: Expedito Júnior;  senador Acir Gurgacz; o governador Dr. Confúcio Moura, disputando a reeleição; senador Ivo Cassol, se a Justiça Eleitora permitir; tem o prefeito de Ouro preto, Alex Testone; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho e até a ex-senadora Fátima Cleide, que politicamente está mais morta que viva, tem gente dizendo que é candidata ao governo. Tem mais nomes, mas cita-los é perda de tempo e falta de assunto.