domingo, 7 de dezembro de 2014

Biblioteca Mundial da Ciência

 

Lançada esta semana, iniciativa da Unesco disponibiliza na internet coleção de livros, artigos e vídeos voltados para a educação científica. Portal busca também promover uma experiência de aprendizagem compartilhada.
Por: Vera Rita da Costa
Publicado em 12/11/2014 | Atualizado em 13/11/2014
Biblioteca Mundial da Ciência
O objetivo principal da Biblioteca Mundial da Ciência é criar uma comunidade global de usuários interessados no conhecimento científico, que possam contribuir para o projeto e ‘alimentar-se’ dele. (imagem: divulgação)
Recursos didáticos aplicáveis ao ensino de ciências são sempre necessários e bem-vindos. Por isso, é de se aplaudir a iniciativa da Unesco – a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento da educação, ciência e cultura –  de criar e disponibilizar na internet a Biblioteca Mundial da Ciência (Word Library of Science – WLOS). 
O objetivo principal é criar uma comunidade global de usuários interessados em ciência, que possam contribuir para o projeto e ‘alimentar-se’ dele.
O projeto ainda está em fase inicial, mas já disponibiliza 25 livros (e-books), cerca de 300 artigos e mais de 70 vídeos e animações
Visite a biblioteca virtual e confira. O projeto ainda está em fase inicial (foi lançado nesta semana), mas já disponibiliza 25 livros (e-books), cerca de 300 artigos e mais de 70 vídeos e animações, que certamente vão interessar os apaixonados pela ciência e auxiliar professores e alunos, principalmente, os do ensino médio.
Dê uma olhada especial nos vídeos e animações já disponíveis. São produções daNature Education, a divisão de educação daNature, grupo editorial que publica uma das mais importantes e consagradas revistas científicas. 
Entre eles, encontra-se, por exemplo, Betting on the cosmos (Apostando no cosmos), vídeo no qual os físicos Robert Betts Laughlin e David Jonathan Gross, ganhadores do Nobel de Física em 1998 e 2004, respectivamente, debatem o que teria acontecido logo após o Big Bang e discutem como testar as grandes ideias da física sobre o universo.

Assista abaixo ao vídeo, com legendas em português

Aliás, se você gosta ou ensina ciências, visite e conheça também os recursos disponibilizados pela Nature Education, pois é da Scitable (a plataforma de conteúdos livres da Nature) que se origina a maior parte dos recursos que estão sendo usados para alimentar inicialmente a biblioteca da Unesco. 

Nenhum comentário: