segunda-feira, 17 de julho de 2017

ELEIÇÕES 2018


A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve . Estima-se que o volume de recursos desviados dos cofres da Petrobras, maior estatal do país, esteja na casa de bilhões de reais. 

O nome do caso, “Lava Jato”, decorre do do uso de uma rede de postos de combustíveis e lava a jato de automóveis para movimentar recursos ilícitos pertencentes a uma das organizações criminosas inicialmente investigadas. Embora a investigação tenha avançado para outras organizações criminosas, o nome inicial se consagrou.

No primeiro momento da investigação, desenvolvido a partir de março de 2014, perante a Justiça Federal em Curitiba, foram investigadas e processadas quatro organizações criminosas lideradas por doleiros, que são operadores do mercado paralelo de câmbio. Depois, o Ministério Público Federal recolheu provas de um imenso esquema criminoso de corrupção envolvendo a Petrobras.


Antes da  Lava Jato a morosidade processual no Poder Judiciário era  a reclamação que se ouvia da maioria do eleitor brasileiro quando o assunto era a permanência no poder de políticos fichas sujas . 

Isso em tese não deixa de ser uma meia  verdade, digo em tese porque na pratica o maior culpado é o próprio eleitor, que mesmo sabendo do envolvimento do político em ilícitos continua afirmando que vota nele. 

É o caso do ex-presidente Lula que está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenções de votos para presidente em 2018. É tanto verdade o que estou afirmando, que se a Justiça Eleitoral permitir a maioria dos investigados pela Operação Lava Jato voltam para seus cargos no Congresso Nacional.

O atraso em julgamentos com certeza motivou a existência dessa corrupção generalizada, que ora grassa no Brasil.  Sem sombra de dúvida a morosidade é um problema que aflige todos os segmentos da população, mas o eleitor sabedor disso ao votar em políticos envolvidos em ilícitos torna-se o maior culpado por tudo que está acontecendo  envolvendo os poderes Legislativo e  Poder Executivo. 

Portanto as eleições de 2018 não sinaliza que vai acontecer ama grande mudança no atual quadro político brasileiro. Com a palavra o Poder Judiciário. Não só a maioria dos políticos estão bichados, os eleitores também. A sociedade como um todo,  em um grau maior ou menor está bichada. perdeu o poder do indignação, essa é a grande verdade, nua e crua.
 .

Nenhum comentário: