quinta-feira, 17 de agosto de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

Resultado de imagem para FOTO DO JORNALISTA FERNANDO GARCIA JORNAL FOLHA DA MATA

Porta Aberta 15 de agosto de 2017
Lá e cá
Assim como a cidade de Rolim de Moura, está cheia de veículos de comunicação, também está lotada de farmácias com nomenclaturas  de farmácias populares, esparramadas por todos os cantos. A maioria até possuem remédios com preços consideráveis, através dos medicamentos taxados como genéricos, com as mesmas formas,  que satisfazem aos usuários na hora da compra. Entretanto, todas elas não prestam os serviços que outras disponibilizam, como, entrega de medicamentos, verificação da pressão e aplicação de injeções.

Bateu levou
A concorrência entre várias farmácias está tão grande, que uma das pioneiras na questão de preços, soltou um anúncio através de rádio, alfinetando de forma grotesca as farmácias que usam a cor vermelha. Pelo visto parece que se tornou um desespero da tal farmácia, que por sinal já não é líder mais de vendas, devido o baixo número de clientes que antes era bastante frenético.  A dita farmácia está bebendo do amargo, do mesmo que ela aprontou para a maioria dos proprietários do ramo, que já estavam  estabelecidos há muitos anos na cidade e sentiu com sua chegada.

Urgência
A prefeitura precisa convocar a empreiteira que executou os serviços de asfaltamento, nos trechos compreendidos, entre a Tocantins e a 25 de Agosto, e da Aracajú, partindo da Tocantins até a Jamari. Outra artéria que está bastante danificada é o baixadão da rua Guaporé, que está intransitável de um lado, portanto, precisa que o prefeito através do Procurador Jurídico, notifique a empresa que fez a porqueira.

Cadê o serviço
Vez em quando se vê falar que a prefeitura está fazendo os trabalhos de reposição de luminárias. Ocorre que até o  momento não se observa nenhuma melhora, principalmente nos bairros mais carentes da cidade, onde a escuridão leva perigo aos cidadãos e na maioria das vezes aos  estudantes do período noturno. No bairro São Cristovão, a ausência de lâmpadas estende-se por várias quadras.

Em débito
Bem que desse dinheiro que entrou de emendas parlamentares em Brasília, para nossos representantes, de Rolim de Moura, poderia destinar um montante para construção da nova prefeitura, que está prestes a desabar ou  incendiar a qualquer instante. Tantas cidades menores e sem expressão política, já possuem suas prefeituras bem arrumadinhas, mas, em Rolim de Moura, por falta de visão política, o casarão de madeira, continua atendendo aos 55 mil habitantes de forma precária. A vizinha Santa Luzia, ainda este ano terá sua nova sede com previsão de inauguração até o mês de dezembro.

Coisa boa
À Associação Beneficente Dr. Ferrari, está sendo uma das melhores que já atuou em Rolim de Moura, superando a antiga associação do saudoso senador Olavo Pires. O atendimento é impecável desde as atendentes até as consultas feitas pelos médicos, onde conta com diversos especialistas, o que gera contentamento nas centenas de pessoas que buscam o atendimento.    

O sonho acabou
A empresa que estava construindo na Unir, Rolim de Moura, ao que tudo indica já está indo embora e, muitos trabalhadores já foram dispensados, o que aumenta o quadro de desempregado na cidade e termina por tabela “sangrando” o comércio que não suporta mais a falta de clientes. Com as obras paralisadas no Campus da Unir, vitimada pelos cortes do Orçamento do Governo Federal, os estudantes podem esquecer  o  tradicional restaurante bandejão, que geralmente são cobrados preços acessíveis.

Lembrança
 Apesar de a Lei não permitir, que nomes de pessoas vivas sejam homenageadas em logradouros  públicos, em Rondônia é comum, como a prefeitura de Novo Horizonte, onde consta o nome do ex-governador Osvaldo Piana. Em Rolim de Moura, acho que até agora nenhum ex-vereador ou da atualidade, não se atentou para homenagear o ex-governador Jerônimo Garcia de Santana, o (bengala). Gerônimo foi um tocador de obras que muito ajudou Rolim de Moura.


 Memórias curtas
 É lamentável saber que ninguém se interessou em fazer uma homenagem póstuma, para o ex-governador e deputado federal por diversos mandatos e, lutou incansavelmente para que Rondônia viesse a ser Estado. É duro também saber que políticos que foram guinchados para vida pública por Jerônimo Santana, como o senador Valdir Raupp, não demonstra nenhum interesse em homenageá-lo. Para demonstrar que era amigo de verdade, teria que dá uma passadinha na Câmara de Vereadores, e pedir para algum vereador aliado ou não, para que faça justiça, ou então procure o prefeito para falar do assunto.

Composições
No tabuleiro político  da capital da Zona da Mata, as peças começam se mexer de um lado para outro, em busca de composições. Na Câmara de Vereadores é dado como pré-candidatos Dr. Murari e Alisson Ferreira, ambos com boas condições de atingir o objetivo. Vamos analisar como os colegas vão se comportar, se apoiam as pratas da casa ou vão fazer os três cantos apoiando forasteiros.

Ascenção
O prefeito Luizão do Trento, está dando outra cara para o município de Rolim de Moura, se manter esse rítimo vai incomodar muitos medalhões da política local. Em vários  pontos da cidade escuta rasgados elogios ao prefeito Luizão do Trento, principalmente nas feiras livres onde ele tinha muita rejeição, hoje é referência para os feirantes, que apoiam suas ações indiscutivelmente.

Vamos nessa
Ano que vem, Rolim de Moura tem que centrar todas as suas atenções em candidatos da terra, principalmente os candidatos a deputado estadual. Hoje nós sofremos por não termos a presença de um representante na esfera estadual, aí, tem que o prefeito sair perambulando  em quase todos os gabinetes para solicitar uma coisa de fácil alcance. E vida de pedinte já sabe, não pode reclamar de nada só agradecer, mas, com a presença de um deputado rolimourense, as coisas mudarão bastante.

Aleluia
Depois de quase três meses sem uma gota de água da chuva, no último dia 13, São Pedro, atendeu ao ciclo de orações e rezas, por parte dos munícipes que não estavam suportando  tamanho calor. Em decorrência da alta temperatura, muitos sítio estavam sendo castigados pelo fogo, principalmente na beirada das  rodovias onde o proprietário não se preocupam  em fazer os trabalhos de limpeza. A alegria também votou a reinar na cidade e também no campo, uma vez, que os animais estavam sendo castigados por falta de pastagem e, na cidade, porque crianças e idosos estavam sendo afetados pela alta temperatura e também por causa da poeira.

Paparicados
Moradores da linha 172  lado Norte, estão dando os maiores mimos para o secretário de obras públicas, Marcelo e ao prefeito Luizão do Trento, pelos trabalhos de recuperação da malha vicinal. A voz é uníssona em elogiar o trabalho empreendido pela prefeitura municipal de Rolim de Moura, onde afirmam categoricamente, que estão satisfeitos pela recuperação da linha vicinal, tecendo elogios também para todos os funcionários da Obra. O presidente da Associação, Anderson Pinheiro, afirmou que dá prazer vê um trabalho executado com capricho.


Nenhum comentário: