No final da manhã desta quinta, era nítida a alegria do governador Daniel Pereira, recém saído de uma reunião do BNDES, quando pôde anunciar em primeira mão, a essa coluna, a liberação de 251 milhões de reais para a conclusão de cerca de 200 quilômetros da TransRondônia, a RO 370, que vai ligar o Estado de um lado ao outro, paralela à BR 364 e melhorando em muito o tráfego em todo o Estado. Daniel participou da reunião junto com o senador Valdir Raupp e com a deputada federal Marinha Raupp, recebendo a boa nova do presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira. O dinheiro vem do Pidisi, programa de financiamento feito na administração de Confúcio Moura. Mas o grosso do dinheiro ainda não tinha sido liberado. O foi agora, depois do encontro da quinta. O Governador rondoniense estava comemorando a boa nova, porque o financiamento vai poder colocar em prática a concretização de uma obra gigantesca, uma rodovia que, no total terá mais de 450 quilômetros, começando no extremo sul, em Pimenteiras, chegando até Guajará Mirim, num traçado alternativo à BR 364, abrindo novos caminhos para o escoamento da produção agrícola do Estado e interligando Rondônia por um traçado diferente. Vai facilitar em muito a vida dos ruralistas, principalmente no transporte do gado e de leite, entre muitos outros produtos, por isso, além de outras denominações, também é chamada de Rodovia do Boi. Já existe asfalto em alguns trechos e tudo isso será aproveitado. Com os 250 milhões agora liberados pelo BNDES, será construída bem mais que a metade da obra. Para se ter ideia da grandeza do investimento e da sua enorme importância para todo o Estado, basta citar as cidades que ela interligará: Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, São Felipe e ainda passará por toda a Zona da Mata. Vai interligar Alvorada, Urupá, Mirante da Serra, a região central do Estado, subindo até Guajará-Mirim, aproveitando ainda traçado da BR-080, que virá de Goiás, passará pelo Mato Grosso e entrará em Rondônia em Machadinhoseguindo até a fronteira com a Bolívia.
O senador Valdir Raupp, que também participou de todas as conversações, destacou a importância da obra e o esforço do Governo de Rondônia em busca dos recursos para que ela seja transformada em realidade. A menos de 45 dias comandando o Estado, Daniel Pereira já conseguiu essa ótima notícia para sua população, porque a RO 370, a futura TransRondônia, chamada assim pelo governador Confúcio Moura, que lançou o projeto, será um marco de transformação no sistema viário do Estado, desafogando a BR 364 e facilitando a vida dos produtores do interior rondoniense. Os primeiros 200 quilômetros, que ligarão o Cone sul do Estado à zona da Mata já têm, agora, recursos garantidos. O esforço, a partir de agora, será correr atrás da grana que falta para completar os mais de 450 quilômetros.
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