quarta-feira, 19 de agosto de 2020

 

Presidente Laerte Gomes critica lista tríplice da Unir, formada para escolha de novo reitor

Parlamentar afirmou que lista foi formada de forma arbitrária e ditatorial

Juliana Martins-ALE/RO Foto: Marcos Figueira-ALE/RO
Publicada em 19 de agosto de 2020 às 11:52
Presidente Laerte Gomes critica lista tríplice da Unir, formada para escolha de novo reitor

Em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (18), o presidente Laerte Gomes (PSDB) falou sobre sua preocupação com o processo de votação realizado pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) para a escolha do próximo reitor da universidade.

De acordo com o parlamentar, o Conselho Universitário (Consun) da Unir, reunido de forma virtual, na forma de Colégio Eleitoral e sob a presidência do atual reitor, formou na segunda-feira (17), a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação para posterior nomeação do novo reitor da universidade feita pelo presidente da República.

“Isso foi feito de forma arbitrária, de maneira ditatorial, o conselho se reuniu e modificou os nomes eleitos pela consulta à comunidade acadêmica. Isso é um grande abuso, afinal, a vontade da maioria tem que prevalecer. Mudaram o nome porque consideraram que esse nome não compactua, não comunga com as ideologias desses que estão aí, a frente da Unir há muito tempo”, enfatizou Laerte Gomes.

O parlamentar disse esperar que a situação da lista tríplice seja revista com urgência e que se necessário, a bancada federal rondoniense intervenha.
“Assim como órgãos de controle como o Ministério Público Federal e outros, porque a forma que foi feita não condiz com a lei. Tenho certeza que essa informação chegará até o presidente da República e que ordenará a tomada de providências urgentes”, concluiu Laerte Gomes.

Nenhum comentário: