terça-feira, 4 de abril de 2017

POR - FERNANDO GÁRCIA

Porta aberta 31 de março de 2017
Tradição
A coluna andou criticando a posição do vereador Ênio da linha 204, por não seguir o mesmo padrão  usado pelos seus pares, com a vestimenta do paletó, nos dias de sessões. A coluna também frisou, que o mesmo comportamento era adotado pelo ex-vereador Sérgio  Sequessabe, e que por sinal quebrava toda uma tradição.  
Desconfortável
O vereador em contato com o colunista, esse baiano apreciador de uma boa farinha torrada, ouviu atentamente os reclamos do edil, que de forma britânica, justificou os motivos porque não usa a indumentária. Segundo ele, é porque não se sente à vontade e, a outra é de que não consta no regimento a obrigação de vestir por completo, encerrado a questão.

Justificativa barata
A operação  Carne Fraca, realizada pela Polícia Federal, estremeceu por completo a economia que ainda estava funcionando no Brasil, que era o setor agropecuário. Mesmo que o ministro da Agricultura, não concorde com o procedimento da Polícia Federal, o fato é que tudo foi verdade e, não adianta as justificativas baratas.

Função de investigar
Já pensou se a Polícia Federal, fosse avisar ao Ministro ou outras instâncias sobre o que estava acontecendo, provavelmente ninguém iria saber de toda essa camuflagem  sacana, usada pelos grandes proprietários de frigoríficos, que é tido como os caras que ditam o preço da arroba da carne bovina em todo o país.

Sobrando credibilidade
Ainda bem que a Polícia Federal, vem demonstrando crédito e  confiabilidade aos brasileiros. Os caras estão esquecendo que o Brasil está mudando, passando por transformações gigantescas, diante de um quadro, onde o povo não suporta mais as negociações e decisões ridículas, dos três poderes, salvo mínimas exceções.

Pedido de desculpas
Sabemos que o país foi atingido de forma certeira na sua economia, mas, certo mesmo, foi o trabalho da Polícia Federal, que desarticulou uma quadrilha especializada em ludibriar o consumidor, tanto no mercado interno quanto  externo.  Em vez de os donos de frigoríficos  pedir desculpas ao país, o que se vê, é o ministro defendendo os oportunistas e criticando o trabalho da Polícia Federal, que neste caso beneficiou mais de 200 milhões de brasileiros e, por tabela, outros tantos estrangeiros.
Atingiu geral
Que a operação arrebentou o cartel, não tenha dúvida disso, e o país inteiro vai sofrer as consequências e, em Rondônia, não vai ser diferente. Em Rolim de Moura, onde existem três frigoríficos com boa  performance em seus abatedouros, não estão fazendo novos cadastros de criadores de bois, o que assusta os bovinocultores.

Tomou doril
O setor de patrimônio de qualquer órgão público, é de suma importância no contexto geral da administração pública, e uma das funções é o gerenciamento e levantamento do que possui. Em Rolim de Moura, o ex-presidente Juninho do Frigorífico, simplesmente não quis nem saber e extinguiu o setor de patrimônio da Câmara Municipal de Rolim de Moura, o que segundo relatos de um funcionário que não quis se identificar, alguns objetos ainda não foram encontrados.

Pensando correto
Na entrega de maquinários para o município de Rolim de Moura, feita pelo senador Ivo Cassol e o deputado federal  Luís Cláudio, o prefeito Luizão do Trento, pronunciou que assim que passar o período chuvoso, vai colocar todo o aparato da secretaria de obras, para fazer a operação tapa-buraco , bem como iniciar o trabalho asfáltico de algumas ruas  da cidade. O prefeito está certo, não adianta fazer o trabalho agora, uma vez que não terá qualidade, praticamente é jogar dinheiro fora.

Medidas populista
Comentários pelos bastidores da Casa de Leis, de que o deputado estadual Lazinho da Fetagro, está pedindo o fim da vacinação da aftosa no Estado. Rondônia há muitos anos vem se mantendo na dianteira do agronegócio, graças a luta incessante para manter a vacinação contra  à Febre aftosa, principalmente porque é um estado que faz fronteira com a Bolívia.  

Medida medíocre
Segundo relatos, diz que o deputado Lazinho, argumenta que vários Estados não utilizam mais a vacina contra aftosa porque não existe mais a doença, já foi erradicada.  Na verdade o deputado quer mesmo é fazer populismo político com os criadores de boi, visto que seu reduto está ligado a esse pessoal. Na contramão da história, o deputado precisa  é se atentar para  a saúde do povo e, manter Rondônia sempre livre da aftosa, afinal, uma dose da vacina é menos de um real.

O mundo caiu
O senador Valdir Raupp, um dos maiores articuladores  político do Estado e, também com um currículo lotado de mandatos eletivos, vereador, prefeito duas vezes, governador e senador reeleito, agora  passa por tremenda agonia. Réu em Ação Penal no STF, e noticiado  na grande mídia quase que diariamente, observa seu mundo estremecer para as eleições do ano que vem.
Receptividade
O carnaval  do Centro Educacional de Rolim de Moura, realizado no Centro de Tradições Gaúcha, deu tão certo, que outras festas como o dia das mães, já está sendo preparada pelos os organizadores. O advogado Salvador Paloni, é um dos entusiastas quando o assunto é arrecadação para o CER. O Carnaval foi tão bem recepcionado pelas famílias rolimourenses, que já vai fazer parte dos festejos da entidade e, se espera que o mesmo possa acontecer com a festa dos dias das mães.

Socorro
O Fórum de Rolim de Moura, estar necessitando de uma ampla reforma em toda sua estrutura, visto que há muitos anos nada foi feito pelo Egrégio Tribunal. Se o Corpo de Bombeiros, fizer uma inspeção rigorosa no Tribunal de Justiça de Rolim de Moura, provavelmente  pediria sua interdição, por motivos de várias rachaduras  em sua edificação. É notório o visual negativo na parte da frente, totalmente com a pintura desgastada pela à ação do tempo e, claro, faltando uma reforma geral.  

Nenhum comentário: